Quem somos

Na Universidade Federal do Espírito Santo, a Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) foi constituída pela Portaria 1.112 de 26 de setembro de 2007, com atribuições de receber e analisar os aspectos éticos dos protocolos de ensino e pesquisa da Ufes. A CEUA-Ufes tem como base, os princípios éticos na experimentação animal e os pressupostos estabelecidos nas regulamentações do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório e Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

Assim com prevê a legislação, a CEUA-Ufes é composta de médicos veterinários, biólogos, docentes e pesquisadores nas áreas de ciências biológicas e da saúde, representante da sociedade protetora de animais, e representantes da sociedade civil. Os membros da CEUA atuam de modo independente e não-remunerado. Constatado qualquer procedimento em descumprimento às disposições das Leis, Normas regulamentadoras ou Instruções Normativas na execução de atividade de ensino e pesquisa, a CEUA-Ufes tem poder de determinar a paralisação de sua execução até que a irregularidade seja sanada, sem prejuízo da aplicação de outras sanções cabíveis, tais como advertência e/ou multas.

As reuniões ordinárias da CEUA-Ufes ocorrem uma vez por mês.

Número de Registro junto ao CONCEA – Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal:

CIAEP/CONCEA nº 01.010184.2014

Localização

Av. Marechal Campos, 1468 – Maruípe, Próximo ao Restaurante Universitário e a SubPrefeitura.
CEP 29.040-090, Vitória - ES, Brasil

Secretaria: secretaria.ceua [at] ufes.br
Coordenação:ceua [at] ufes.br

Horario de funcionamento: de 07:00 as 16:00

Histórico de coordenadore(a)s:

- Gestão 2007-2010: Coordenadora Margareth Ribeiro Moyses e Vice-coordenadora Karla Nívea Sampaio

- Gestão 2011-2013: Coordenadora Márcia Roberta Vasconcelos Jório e Vice-coordenador Douglas Severo Silveira

- Gestão 2014-2016: Coordenador Edson Castardelli e Vice-coordenador Leonardo dos Santos

- Gestão 2016-2018: Coordenador Roger Lyrio dos Santos e Vice-coordenador Rodolpho José da Silva Barros

- Gestão 2018-2020: Coordenador Breno Souza Salgado e Vice-coordenador Roger Lyrio dos Santos

- Gestão 2020-2021: Coordenador Breno Souza Salgado e Vice-coordenadora Raquel Spinassé Dettogni

Gestão 2021-2023: Coordenador Raquel Spinassé Dettogni e Vice-coordenadora Viviane Coutinho Meneguzzi

- Gestão 2024-2027: Coordenador Viviane Coutinho Meneguzzi e Vice-coordenadora Raquel Spinassé Dettogni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105